19 janeiro, 2007

Passou!?...

Um povo sem memória é um povo sem passado, um povo sem passado é um povo sem futuro. O futuro deve ser escrito com as experiências do passado, sob pena de se ter um futuro ultrapassado. Não seremos jamais uma nação de primeiro mundo enquanto renegarmos nosso passado a meras peças de museu como acontece com os idosos e com nossas memórias eleitorais.

É inegável que isso passa pelo famigerado problema educacional-cultural que adoenta nosso país, como também pela indústria da pouca vergonha que faz o imoral se tornar normal. Tivemos em nosso passado recentes exemplos que bem ilustram o que acabo de mencionar. Parte de nós, a quem Deus deu o dom de enxergar, optou pela cegueira em troca de uma esmola no final do mês; a outra parte quis fazer-se de cego sob o argumento de que está tudo normal, que as coisas assim funcionam; outra parte a estrutura as quer cega e essa mesma estrutura culpa Deus por tal deficiência, e por último há aqueles que enxergam mas se juram cegos até a morte e são esses que ganham nossos votos de feliz ano novo.

Enquanto vivermos num país sem memória e sem moral o futuro estará sempre ultrapassado e o “dom” da profecia poderá ser exercitado com razoável probabilidade de acerto. Se ser vidente assinasse carteira seria a profissão que eu escolheria!

Nenhum comentário: